segunda-feira, 30 de abril de 2018

ARTIGO - Hábitos saudáveis e seus benefícios







Por Renata Mesquita
Nutricionista

Hábitos saudáveis melhoram a qualidade vida e impactam positivamente na nossa saúde e bem-estar. Você sabe o que significa hábito? Ao procurarmos pelo significado da palavra teremos a seguinte definição: disposição adquirida pela repetição frequente, algo que vira costume. Parece familiar não é mesmo? Isso ocorre porque nós desenvolvemos diariamente várias ações que geram essas disposições.

Como exemplo podemos citar ações como se alimentar, dormir, fazer higiene pessoal, ler, trabalhar, entre tantas outras. Ou seja, trata-se da repetição de uma sequência de ações que acabam se tornando automáticas. Uma vez constituída, essa rotina dificilmente se perderá e, quanto mais cedo for desenvolvida, mais enraizada estará no cotidiano.

Controlar o peso, fazer exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação balanceada e equilibrada, uma boa qualidade do sono pode transformar e influenciar na qualidade de vida do indivíduo. Você certamente já deve ter ouvido a seguinte expressão “a prevenção é o melhor remédio”. O ato de se prevenir sempre será a melhor forma de manter a saúde em dia. Esse é um exemplo de costume que deve ser adquirido e mantido. A boa alimentação é prioridade na prevenção e no tratamento de diversas doenças.

Demora para desenvolver hábitos saudáveis? Na verdade, o tempo para constituir um novo hábito pode variar bastante, dependendo do comportamento, da pessoa, das circunstâncias, entre outros. O leque de fatores que pode interferir na formação é muito vasto. Algumas pessoas podem ser mais resistentes às mudanças, outras são mais difíceis de adquirir ou, até mesmo, de abandonar costumes antigos. Entretanto, não é impossível, com persistência é possível. Por isso, o essencial é evitar padrões de comportamento prejudiciais que fazem parte do dia a dia. É necessário idealizar um novo modelo e despertar em si o desejo de concretizá-lo.

Os hábitos alimentares estabelecidos na infância interferem diretamente na saúde do adulto. Assim, a criança que possui uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, reduz as chances de apresentar doenças crônicas não transmissíveis na vida adulta. Por isso, é importante estimular desde cedo os bons costumes alimentares, uma vez que é na infância que o indivíduo está mais suscetível à aprendizagem e à criação de hábitos.

Vale destacar a importância da educação familiar nesse aspecto, uma vez que os pais são responsáveis pela nutrição dos filhos e, consequentemente, pela formação do seu comportamento alimentar. As atitudes da criança são reflexo do ambiente já internalizado por ela. Ou seja, só é possível reduzir a ingestão de alimentos ricos em gorduras e açúcar pelas crianças, quando há mudanças nos hábitos dos pais, uma vez que as crianças aprendem não só por suas experiências, mas também através da observação.

O próprio alimento induz o indivíduo a escolhas. Suas propriedades sensoriais desempenham um papel determinante para seu consumo, mas também influenciam a saciedade, a ingestão e a seleção do alimento em determinada refeição. No entanto, as escolhas realizadas podem levar o indivíduo a estados nutricionais indesejados, como a obesidade e a desnutrição. Por fim, reforçamos que a educação deve ser uma aliada à formação de comportamentos alimentares saudáveis, que propiciem ao indivíduo melhor qualidade de vida e longevidade.


*Os artigos publicados no Blog Saúde e Bem Estar são escritos por especialistas convidados pelo domínio notável na área de saúde. As publicações são de inteira responsabilidade dos autores, assim como todos os comentários feitos pelos leitores/internautas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário